sábado, 11 de maio de 2013

Lendas Urbanas Brasileiras

Com certeza deve ter ouvido quando era criança alguma lenda urbana que seus pais contaram enquanto você pegava no sono,ou até mesmo para te assustar.Eu preparei algumas que meus pais me contavam antes de dormir.Bom isso não resolvia muito,pois em vez de pegar no sono eu acabava ouvindo toda a história e ficava morrendo de medo,após minha mãe me contar toda a lenda eu corria para a cama dos meus pais e apenas assim conseguia dormir em paz..rsrsrs. Lá vão algumas delas:

             
                  hombresaco


O Homem do Saco

Derivado dos mendigos que permeiam por todas as cidades, essa lenda normalmente é usada pelos pais para assustar seus filhos ''malcriados'' que saem para brincar sozinhos na rua.De acordo com ela, um velho malvestido, e com um enorme saco de pano nas costas, anda pela cidade levando as crianças que fazem ''arte''.Em algumas versões, o velho é retratado realmente como mendigo,outras ainda o representam como um cigano ou até mesmo como um jovem adulto.Há ainda versões mais detalhadas em que o velho leva a criança para a sua casa e lá faz picadinho delas,normalmente na frente das outras crianças pegas por ele,uma por uma.O Homem do Saco

The_Road_of_Destiny_by_akirmak

A Mulher da Estrada 

O surgimento dessa lenda ocorreu entre a década de 50/60 devido ao grande crescimento de rodovias que se deu entre esses anos.Na maioria das vezes, a lenda fala de uma mulher loira,outras já se falam que é uma índia ou prostituta,que fica na beira da estrada pedindo carona para os motoristas que passam,quando um resolve parar(muitas vezes caminhoneiros) ela conduz a pessoa até um cemitério próximo,chegando lá a bela mulher desaparece deixando o motorista sem entender nada, logo depois ele a reconhece na foto de uma lápides.Em outras versões ela simplesmente desaparece dentro do próprio veículo, depois o motorista descobre pelos moradores das redondezas que a moça havia sido atropelada há muitos anos naquela mesma estrada.Algumas vezes, antes de desaparecer, o espírito da mulher pede ao motorista que ele construa uma capela no lugar onde ele a encontrou para que assim ela possa finalmente descansar em paz.Há ainda versões em que ela deita com o motorista e que quando ele acorda no dia seguinte,descobre que ela simplesmente desapareceu sem deixar vestígios de sua existência  Uma versão mais sangrenta diz que a loira, antes de desaparecer, seduz o motorista e que quando tenta beijá-la, acaba perdendo a língua.
Outras versões dessa lenda se passam em cidades grandes e são protagonizadas por motoristas de táxi,tal como eu cresci ouvindo.Nela o taxista recebe uma passageira muito bela e jovem,ela pede uma corrida até um cemitério qualquer da região, chegando lá ela dá ao motorista o endereço de sua casa e diz que lá ele irá receber seu pagamento,pois no momento não teria,no dia seguinte,quando o motorista vai receber o dinheiro, o pai da ''jovem'' lhe diz que é impossível sua filha ter feito essa corrida, afinal,ela havia morrido há muitos anos.O taxista,sem entender nada, fica ainda mais confuso ao reconhecer numa foto a menina que ele conduziu no dia anterior.
              
                   

A Loira do Banheiro

Reza a lenda que uma jovem e bela menina matava aulas no banheiro da escola e seu castigo foi mais do que pegar recuperação. As versões sobre a sua morte divergem: alguns dizem que a pobre garota escorregou e bateu a cabeça, outros afirmam que ela teria se suicidado ou, até mesmo, sido assassinada. Inconformada com a morte prematura, ela passou a assombrar os banheiros da escola, e não faltam relatos de estudantes que juram ter visto uma versão brasileira da Murta que Geme perambulando entre as privadas.

                                         

O Bebê Diabo  

O jornal NP(Notícias Populares que circulou por 20 anos no Brasil e criou diversas lendas urbanas que hoje conhecemos,dentre elas a do Bebê Diabo.Segundo o Jornal,ele era um bebê que nasceu com chifre,cascos e rabo e ,de acordo com a mãe da criança, o próprio capeta era o pai.                         
Essa lenda foi popularizada pelo jornalista Marco Antonio Montador que resolveu escrever uma crônica de terror inspirada no nascimento de uma criança com um prolongamento no cóccix e duas saliências na testas em um hospital do ABC paulista.


                                                                  boneco-fofao1

Bonecos Malditos

Ninguém conseguia resistir ao charme das bochechas avantajadas do (aparentemente) inocente alienígena vindo do planeta Fofolândia. Fofão, personagem vivido na telinha por Orival Pessini, fez tanto sucesso ao lado da turma do Balão Mágico, no início da década de 80, que ganhou seu próprio programa na Rede Bandeirantes em 1986. Não muito tempo depois, ganhou também um boneco feito à sua imagem e semelhança, que virou febre entre a criançada – pelo menos, até inspirar uma lenda urbana pra lá de macabra. Dizia-se por aí que o recheio do brinquedo não era tão fofinho assim: quem abrisse sua barriga encontraria dentro do boneco uma faca negra. Pacto com o diabo era a explicação mais popular – e até a semelhança entre Fofão e Chucky, o brinquedo assassino, foi apontada. Quem já estripou o boneco garante que a “coluna vertebral” do Fofão era mesmo feita com um objeto pontudo.
Alguns dizem que a boneca da Xuxa também era amaldiçoada e que à noite ela ganhava vida e matava a sua dona(há também quem diga que ao invés de matar as crianças, a boneca fazia com que elas matassem seus pais).


                                  The_Clown_by_TinyPilot


A Gangue do palhaço

Tudo começou quando o Notícias Populares, jornal que circulou em São Paulo entre os anos de 1963 e 2001, retomou na série “Crimes que abalaram o mundo”, publicada na década de 1990, a história de um palhaço que assassinou dezenas de criancinhas nos EUA nos anos 1960. Não demorou muito para que tivesse início um boato sobre a chamada “Gangue do Palhaço”, atuante na região metropolitana da maior capital brasileira. Como quem conta um ponto sempre aumenta alguns pontinhos, logo a lenda se tornou tão detalhada que parecia até verdade: dizia-se que o grupo de criminosos era liderado por um palhaço da cidade de Osasco que roubava órgãos em uma Kombi azul.

                  ouija

A Brincadeira do Copo

Muitos dos que estão lendo isso já devem ter ''brincado'' de invocar espíritos com um copo alguma vez durante sua adolescência. A lenda em torno dela(fora a própria efetividade da brincadeira) é a de um grupo de amigos que resolveu fazer a famigerada brincadeira durante uma festa, um deles era descrente e só de sacanagem resolveu perguntar se alguém naquela mesa iria morrer recentemente,a resposta foi sim e logo em seguida o copo(em algumas versões ele é substituído por um compasso ou lapiseira) se estilhaça na frente de todos.Algum tempo depois, eles ficam sabendo que o amigo cético que não ''respeitou'' o espírito havia morrido num acidente de carro.
  

                                  drowning_by_alsebka

O Cadáver nas Garrafas de Coca-Cola(ou Caixa D'água)

De acordo com a lenda, um funcionário da Coca-Cola teria sofrido um infarto enquanto operava um dos tanques de refrigerante, seu corpo teria caído dentro do tanque, que, de tão fundo, ninguém via o corpo mergulhado na Coca-Cola.Ele teria ficado lá por dias se decompondo e sendo engarrafado.Essa lenda foi tão forte que em seu ápice ela chegou a diminuir as vendas da Coca-Cola em todo território tupiniquim.Uma variação dessa lenda aconteceu na maior caixa d'água de uma cidade pequena,água essa que supria a cidade inteira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...